top of page

ANUNNAKI - Mensageiros do Vento



ANUNNAKI - Mensageiros do Vento é uma ópera rock em desenho animado, a primeira já realizada no Brasil. A história é livremente inspirada nas traduções das tabuletas de argila da Suméria, a primeira civilização humana conhecida. O filme conta a saga dos Anunnaki, “aqueles que do céu para a terra vieram”. Vindos de Nibiru, os Anunnaki buscam o ouro da Terra para solucionar o desequilíbrio na atmosfera de seu planeta natal. E assim criam a espécie humana, ao misturar seus genes a uma raça nativa, com o objetivo de obter trabalhadores para as minas de ouro. Então uma nova aproximação de Nibiru provoca um dilúvio que quase extermina a humanidade, que logo em seguida enfrenta outro grave perigo: disputas de poder entre os Anunnaki, culminando na deflagração de armas nucleares.


Assistir // AO VIVO | O MUSEU DE BABEL (bicpsi.art.br)





DIREÇÃO DE ARTE Fabrício Barretto


OPERA ROCK Fabrício Barretto e Fabio Shiva

PÁGINA DO PROJETO NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/anunnakimensageirosdovento



A obra vem despertando tanto interesse devido à ousada proposta de contar uma versão alternativa para a origem do ser humano através de um musical em animação. A história do filme é inspirada nos estudos de Zecharia Sitchin e de outros pesquisadores da Suméria e dos Anunnaki. As tabuletas sumérias representam o mais antigo registro histórico conhecido, sendo anteriores em no mínimo 2.000 anos aos livros do Pentateuco ou Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia. E é por isso que a história contada nas tabuletas sumérias é tão intrigante e desafiadora, pois é semelhante até os mínimos detalhes às narrativas da criação ser humano e do dilúvio contidas no livro do Gênesis, contudo com uma perturbadora diferença: a humanidade teria sido criada à imagem e semelhança de seres extraterrestres.





ANUNNAKI - Mensageiros do Vento foi contemplado no Prêmio de Exibição Audiovisual do Programa Aldir Blanc Bahia tendo apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. É um longa metragem de 90 minutos lançado com grande êxito em setembro de 2016, com patrocínio do Fundo de Cultura (SECULT/BA) e apoio de Athelier PHNX, Servdonto, Massa Sonora Estúdio e Staner Audioamérica. O filme tendo mais de dois milhões de visualizações online, teve sua exibição no Cine Glauber Rocha (Espaço Itaú de Cinema) e rendeu diversas reportagens nas TVs e jornais baianos, além de matérias elogiosas em sites do mundo inteiro, nos mais diversos idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, russo, chinês e polonês, entre outros.


O filme foi dirigido e teve todos os desenhos e animações feitos por Fabrício Barretto. O roteiro, as músicas e letras foram feitas por Fabrício juntamente com seu irmão Fabio Shiva. Esta dupla de compositores foi responsável por outra ópera rock marcante: o álbum VIDA – The Play of Change (2002), da banda Imago Mortis, lançado também internacionalmente e considerado um dos melhores discos de heavy metal já gravados no Brasil.



HISTÓRICO


A banda Mensageiros do Vento chama atenção pela proposta de sincronizar a apresentação ao vivo com filmes e imagens exibidos no telão. O espetáculo de estreia, Rockstória do Brasil, é um vídeo-documentário musicado sobre a história do rock no Brasil e também um passeio pelos momentos mais marcantes de nossa história política, econômica e comportamental. Desde os tempos ingênuos de Celly Campello e da Jovem Guarda até a revolução estética do Tropicalismo. Das canções de protesto dos anos 70 (Raul Seixas, Secos & Molhados) à explosão de bandas na década de 80 (RPM, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Barão Vermelho). E finalmente as novas tendências e fusões que começaram a surgir a partir da última década do século e acompanharam a virada do milênio (O Rappa, Jota Quest, Los Hermanos etc). Rockstória do Brasil foi apresentado na íntegra ou parcialmente em diversas casas noturnas de Salvador e também em eventos em algumas cidades vizinhas. Foram mais de 300 shows nos primeiros 3 anos. Um destaque foi a temporada na Casa da Música, com a participação de nomes ilustres do rock baiano (Cascadura, Nancy Viegas, Roberto Barreto dos Lampirônicos e Jorge Krunk, além de várias novas bandas da cena de Salvador). Foram disponibilizados vídeos do espetáculo no You Tube (http://www.youtube.com/mensageirosdovento). Pela proposta inovadora e pelo valor paradidático, a banda vem sendo convidada a apresentar o Rockstória do Brasil em escolas de Salvador. O projeto nas escolas teve início no dia do estudante, 11/08/10, com dois shows na Escola Técnica Newton Sucupira, que renderam inclusive uma bela matéria no TVE Revista (http://www.youtube.com/watch?v=TXrYCKN37vw).


Em seguida acontece o lançamento de Canções Para Um Mundo Melhor, um bloco do show voltado para a disseminação de idéias sobre consciência e ambientalismo. O vídeo lançado no YouTube desperta o interesse e surgem convites para eventos de conscientização, tais como “Dê Asas à Liberdade” (Santo Antonio de Jesus – BA) no dia mundial do meio ambiente e “Luau no Abaeté”, em comemoração aos quinze anos do parque ambiental do Abaeté, Salvador - BA. A qualidade do trabalho musical também gera convites para apresentações importantes, como o show “UCSAL pela Paz”, abrindo para o cantor Chico César, a participação no projeto Pelourinho Cultural (shows nas praças Quincas Berro Dágua e Tereza Batista) e o show na noite de abertura da Feira do Empreendedor 2009, no Centro de Convenções de Salvador. A banda tocou também no Palco do Rock 2010, célebre festival realizado em pleno carnaval de Salvador. E 2011 já começou a todo vapor, com as apresentações semanais no Espaço Verde e a participação no Projeto Rede na Varanda (Teatro SESI), como convidados de Amadeu Alves e Fabrício Rios na mesma noite mágica que teve a presença e a voz de Margareth Menezes (veja a matéria na TV OQST: http://www.youtube.com/watch?v=O2Qr7ABYX8k). Em setembro de 2011 a banda foi convidada para se apresentar no Radical Wave Bahia BB Show, tocando para mais de cinco mil pessoas na mesma noite que Charlie Brown Jr, Diamba, Baiana System e Yow (http://www.youtube.com/watch?v=jt0RXn5RnIo).


Em 29/01/12 o vocalista Fabrício Barretto foi o entrevistado do programa “Fala Sério” da TV Salvador (http://youtu.be/6t7oXL4Biz0). A banda foi selecionada no Chamamento Público Pelourinho - Carnaval 2012, apresentando-se no Largo Tereza Batista em 21/02/12, show que celebrou o lançamento virtual do MANIFESTO – Mensageiros do Vento, primeira obra de literatura/filosofia já lançada por uma banda de rock (https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590).


Em 08/09/12 os Mensageiros do Vento fazem uma memorável apresentação durante o Salvador Live Music, tocando com Cidade Negra, Emmerson Nogueira, Camisa de Vênus, Tathi e Peu Del Rey. A banda é muito elogiada por seu show, que teve até distribuição de flores para a plateia (http://youtu.be/sSRzMQou0gA). No final de 2012 a banda é selecionada no credenciamento para os palcos do Pelourinho, obtendo a pontuação máxima. O show “A Música da Década” foi apresentado diversas vezes no Largo Quincas Berro D’Água, com excelente repercussão.


Em 08/01/13 Mensageiros do Vento é a banda convidada para o programa de estreia da temporada de 2013 do Vandex.TV (http://youtu.be/vyqpD4TMp9o). Em 17/01/13 a banda apresenta-se no Festival de Verão, tocando na Tenda Skol. O ano de 2013 encerra com um lindo show no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, e apresentação da banda no programa TVE Revista (http://youtu.be/4REz_JxKTdk).


E em 2014 começa oficialmente o projeto Anunnaki - Mensageiros do Vento, aprovado no Edital de Música do Fundo de Cultura e patrocinado pela Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto visa produzir o musical ANUNNAKI, da banda Mensageiros do Vento, um espetáculo que une música, cinema e artes plásticas de forma inédita. Dois produtos são gerados: uma ópera rock em desenho animado (DVD) e as músicas e a trilha sonora do filme (digipack duplo). O filme conta a incrível história do povo Anunnaki (“aqueles que do céu para a Terra vieram”) e da origem da raça humana, de acordo com as traduções das antigas escrituras sumérias. Lançado em setembro de 2016, a obra vem sendo aclamada pelo público e pela crítica, inclusive internacionalmente, com matérias elogiosas em sites de diversos países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Itália, Venezuela, Argentina e Polônia. Em 2017 a banda foi indicada ao Prêmio Caymmi, na categoria “Melhor Roteiro de Videoclipe” (Fabrício Barretto e Fabio Shiva).



287 visualizações
bottom of page