top of page

CIBERPAJÉ por Edgar Franco

Atualizado: 22 de mar. de 2022


Nascido em 20 de setembro de 1971, em Ituiutaba, Minas Gerais, a arte entrou cedo na vida de Edgar Franco. Aos 12 anos publicou sua primeira história em quadrinhos (HQ) em um fanzine, desenvolvendo um amor constantemente renovado por esta forma de expressão. Graduou-se em arquitetura e urbanismo na Universidade de Brasília (UnB), onde iniciou suas pesquisas sobre a linguagem dos quadrinhos e suas conexões com a arquitetura. Anos depois o avanço dessa pesquisa veio resultar no livro História em Quadrinhos e Arquitetura, publicado pela editora Marca de Fantasia em 2004, com segunda edição lançada em 2012.


Em seu mestrado em Multimeios na Unicamp estudou as HQs na Internet, batizando essa linguagem híbrida de quadrinhos e hipermídia de HQtrônicas (histórias em quadrinhos eletrônicas), pesquisa que serviu como base para o livro HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet editado em 2005 pela parceria entre as editoras Annablume e a FAPESP, com sua segunda edição publicada em janeiro de 2008. Em 2006 concluiu o doutorado em Artes na ECA/USP. Foi professor dos cursos de Ciência da Computação e Arquitetura e Urbanismo da PUC-MG (Unidade Poços de Caldas) durante 7 anos (2001-2008), atualmente é docente Associado III da FAV - Faculdade de Artes Visuais da UFG - Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, onde também é professor permanente no Programa de Pós-graduação - Mestrado & Doutorado - em Arte e Cultura Visual. Como pesquisador nas áreas de arte e tecnologia, arte visionária, desenho e histórias em quadrinhos, possui diversos artigos publicados em livros e periódicos e tem apresentado suas pesquisas, há mais de quinze anos, em congressos como Intercom, Lusocom, Compós, Anpap, Aspas e SBPC. Sua pesquisa de doutorado, Perspectivas Pós-Humanas nas Ciberartes, foi premiada no programa "Rumos Pesquisa 2003" do Centro Itaú Cultural em São Paulo.


Como ilustrador e quadrinhista possui dezenas de páginas publicadas em revistas do Brasil e exterior como: Quadreca, Brasilian Heavy Metal, Nektar, Metal Pesado, Quark, Fêmea Feroz, Ervilha, Mephisto (Alemanha), Dragons Breath (Inglaterra), Ah, BD! (Romênia), além dos álbuns solo Agartha, Transessência, Duetos Essenciais e Elegia, publicados pela Editora Marca de Fantasia, Oráculos e Enteogênicos (Editora Criativo), Renovaceno (Editora Merda na Mão), Ecos Humanos (Com Eder Santos - Editora Reverso) e de BioCyberDrama Saga, em parceria com Mozart Couto, editado pela Editora UFG em 2016.


Em 2009 ganhou o Troféu Bigorna, premiação nacional concedida aos melhores das histórias em quadrinhos brasileiras, o prêmio foi criado pelo notório portal de quadrinhos Bigorna ( www.bigorna.net ) - mais importante veículo informacional da web brasileira dedicado às histórias em quadrinhos nacionais. O trabalho premiado com o troféu foi a revista em quadrinhos Artlectos e Pós-humanos # 3. Em 2019 recebeu a Medalha de Artes Plásticas Frei Confaloni, premiação da UBE-GO dada a artistas que contribuem para a cultura no estado de Goiás.


O trabalho de Franco como artista multimídia envolve também obras criadas para suportes hipermidiáticos, entre elas as HQtrônicas Ariadne e o Labirinto Pós-Humano, que integrou a Mostra de Artes - Sesc SP/2005 ; NeoMaso Prometeu, menção honrosa no 13º Videobrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica (Sesc Pompéia/2001) e O Mito Ômega, web arte envolvendo vida artificial e algoritmos evolutivos. Também é mentor do projeto musical Posthuman Tantra com o qual realiza performances cíbridas multimídia e que lançou CDs oficiais pelas gravadoras internacionais Legatus Records (Suíça), 412 Recordings (Inglaterra), Sabbathid Records (Japão) e brasileiras Terceiro Mundo Chaos Discos e Sonoros Records.


Em 2011 concluiu o pós-doutorado em Artes no Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, Linha de Pesquisa Arte e Tecnologia. Desenvolveu a pesquisa "Aurora Pós-humana: Expansão de um Universo Artístico Ficcional Transmídia" no Grupo de Pesquisa Arte e Tecnociência, junto ao o Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência, na FGA GAMA/UnB, como bolsista PDJ CNPq. Em 2020 concluiu o pós-doutorado em artes no Instituto de Artes da Unesp com a pesquisa Posthuman Tantra & Artlectos e Pós-humanos: Processos Criativos Transmídia em Performance e Quadrinhos. Ainda em 2011, através de uma série de ações performáticas artísticas transmidiáticas e após uma impactante experiência enteogênica, declarou-se Ciberpajé, identidade que assume desde então.


Exposições

Participação em dezenas de exposições no Brasil e exterior.


Vídeos:

Confira animações, videoclipes e trechos de performances do Posthuman Tantra, videoclipes do Projeto Musical Ciberpajé, entrevistas, conferências e aulas do Ciberpajé nos seus dois canais do Youtube:

https://www.youtube.com/user/posthumantantra

https://www.youtube.com/channel/UCAZ1SZ9QoYKSXixnzrtwRKw


Referências:

A obra artística do Ciberpajé tem sido estudada por pesquisadores do Brasil e do exterior de múltiplas áreas, tendo gerado 4 livros dedicados exclusivamente a ela – que podem ser baixados ou adquiridos no site da Editora Marca de Fantasia ( http://www.marcadefantasia.com/ ) , onde também podem ser baixados e/ou adquiridos quadrinhos e livros de autoria do Ciberpajé. Também já foram escritos por pesquisadores do Brasil inúmeros artigos científicos, um dossiê completo para a revista acadêmica Cadernos Zygmunt Bauman (UFMA), além de TCCs, dissertações e teses que analisam diversos aspectos das criações do Ciberpajé. Saiba mais sobre o artista no blog “A Arte do Ciberpajé Edgar Franco” ( ciberpaje.blogspot.com ).


Conexões:

Saiba mais e conheça as obras do Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco):


Blog A Arte do Ciberpajé – divulgação de todos os lançamentos artísticos transmídia: https://ciberpaje.blogspot.com


Posthuman Tantra no Youtube, Bandcamp e Facebook:


https://www.youtube.com/user/posthumantantra


https://posthumantantra.bandcamp.com/releases


https://www.facebook.com/posthumantantra


Projeto Musical Ciberpajé – Ouça os 35 EPs no Bandcamp:


https://www.facebook.com/projetociberpaje


https://ciberpaje.bandcamp.com/


Os Aforismos do Ciberpajé – Página do Facebook com mais de 3 mil seguidores: https://www.facebook.com/aforismosdociberpaje

11 visualizações
bottom of page